quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dica de Teatro



Começa neste mês de Julho a III edição do Festival Nacional de Teatro de Goiânia, cuja a temática deste ano é o Teatro sob pressão, abordando processos de pesquisas cênicas, e a dificuldade de realização do Teatro em nosso país, pela falta de incentivo e apoio, e também na formação do público sempre exigente. O Termo "Teatro sob Pressão" é também título de um livro do crítico Yan Michalski, sobre o Teatro brasileiro da ditadura militar. Para o Festival, o tema aborda a ditadura das grandes produções, do cinema e da TV, em detrimento do Teatro alternativo, praticado pela grande maioria dos artistas nacionais, que padecem da falta de espaço e verba para suas criações. O "Teatro sob pressão" também pretende realizar um panorama do que os artistas nacionais estão realizando, a partir desta pressão, seja ela filosófica ou mercadológica.

Para abertura do Festival, foi convidado o espetáculo “Falas de um Mímico”, solo da Cia. Luis Louis de São Paulo, SP, mantendo a tradição de abrir o festival com grandes apresentações de importantes artistas nacionais. Através de uma parceria com o Grupo Sonhus Teatro Ritual, haverá ainda um workshop gratuito nos dias 15 e 16 com o próprio Luis, e um seminário sobre a arte da mímica hoje, com o Luis Louis (SP), Miquéias Paes (DF), Urania Maia(UFG) e Andrea Pitta (UFG), com entrada franca, no dia 15 (sexta) ás 15h, no Teatro de Bolso Cici Pinheiro. O seminário e a oficina é uma promoção do Encontro de Atores Criadores, e as inscrições para a oficina devem ser realizadas com Grupo Sonhus Teatro Ritual. Info: (62) 3208-6880.

A Grande novidade desta edição, a Mostra Casa das Artes, parceria com o Projeto Temporada Casa das Artes, terá apresentação de oito (8) espetáculos Teatrais, de cias. Locais (capital e interior), promovendo uma verdadeira vitrine do Teatro feito em nosso estado. O melhor é que o público irá julgar, juntamente com os espetáculos da Mostra Competitiva, o Melhor espetáculo na opinião pública, sendo o espectador o verdadeiro juiz do que é um bom espetáculo.

Na Mostra Competitiva, Grupos de São Paulo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Brasília e Rio de Janeiro trarão montagens que irão concorrer aos principais prêmios oferecidos pelo Festival, nas diversas categorias e ao cobiçado troféu de melhor espetáculo que estará “recheado” com o prêmio de R$3.000,00 (três mil reais). Após as apresentações da Mostra Competitiva, haverá debates sobre a montagem e a encenação, com a presença do público, que pode participar e dar sua opinião.

O Festival terá espetáculos de todos os gêneros e para todas as idades. Serão encenados autores conhecidos como Beckett, Buchner, Poe e Strindberg, além de obras autorais e artistas inéditos. Serão 19 espetáculos Teatrais, que abarcam montagens infantis, adulto, teatro de animação, monólogos, Teatro de Rua, instalação, além da série de Performances e cenas curtas que acontecerão na Mostra Curta Mix, no sábado dia 23, ás 22h. As cenas curtas e performances também irão concorrer a premiações em dinheiro para as três melhores.

Haverá ainda durante todo o Festival, o funcionamento do Bar da Casa das Artes, que terá programação de shows e performance. O nome des espaço será “Mais Um”, e servirá como ponto de encontro e bate papo dos artistas, produção e o público, para abrir um contato maior com os participantes do Festival. O “Mais um Espaço” funcionará sempre a partir das 17h e não terá hora para fechar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário