sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dica de Dança

Outra dica é a apresentação da Cia Débora Colker de Dança, com espetáculo Tatyana no dia 08 de junho no Teatro Rio Vermelho. Os ingressos custam 60 reais.

Tatyana
O mais novo trabalho de Deborah Colker foi buscar inspiração em um clássico da literatura universal. “Tatyana” leva aos palcos os personagens do romance em versos “Evguêni Oniéguin”, de Púchkin.

O mulato (seu trisavô materno era filho de um príncipe africano) Aleksandr Púchkin (1799-1837) é considerado o “pai” da literatura russa moderna. Escrito ao longo de sete anos, entre 1823 e 1830, “Evguêni Oniéguin” é sua obra mais original e importante, que inspirou diversas criações em outras áreas, da célebre ópera de Tchaikovski (1879) ao filme com Ralph Fiennes (1999), passando pelo balé de John Cranko.

A trama é aparentemente simples: Oniéguin é um jovem abastado, cosmopolita e entediado, que abandona as diversões da cidade grande para se refugiar na propriedade rural herdada do tio. Lá, conhece o jovem poeta Lenski, noivo de Olga Lárina, a cuja irmã mais velha, a contemplativa Tatyana, é apresentado. Seguem-se a declaração de amor da moça, sua rejeição por Oniéguin, um duelo fatal entre os amigos e um doloroso reencontro do casal, quando o passar dos anos operou neles transformações profundas e decisivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário