terça-feira, 7 de junho de 2011

Dica de Cinema

Mais uma dica interessante para aqueles que gostam de cinema. 
Mostra de Cinema Francês Contemporâneo

O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro em parceria com a Cinemateca Francesa realiza, durante o mês de junho, duas mostras de filmes franceses. De 02 a 15 de junho, o Cine Goiânia Ouro exibe a Mostra de Clássicos Franceses e de 16 a 30 fica em cartaz a Mostra de Filmes Franceses Contemporâneos. Os ingressos custam apenas 1 real.

Confira a programação da Mostra de Cinema Francês Comtemporâneo:

Dias 16, 17 e 18 - Wesh, wesh, O Que Foi?
12h30, 15h e 20h

Dias 19, 20 e 21 - Barakat!
12h30, 15h e 20 h

Dias 22, 23 e 24 - A Esquiva
12h30, 15h e 20h

Dias 25, 26 e 27 - 7 anos
12h30, 15h e 20 h

Dias 28, 29 e 30- O Desafio de Jean de La Fontaine
12h30, 15h e 20h

Sinopse dos filmes:

Wesh Wesh, o que foi?
Wesh Wesh, qu´est-ce qui se passe ? (França, 2002).
De Rabah Ameur-Zaimèche. Com Ahmed Hammoudi, Brahin Ameur Zaimèche, Rabah-Ameur Zaimèche. Drama em Cores. Duração 83'. Classificação etária 14 anos.
* Filme ganhador do "Prêmio Louis Delluc" e premiado em Berlim em 2002 *
Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, Kamel volta para seu bairro, Cité des Bosquets, e com a ajuda de sua família tenta se reinserir na sociedade e no trabalho.
O filme mostra a revolta dos jovens com a decomposição da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem Kamel, que se sente impotente diante de tal situação.


Barakat! (França, 2006).
De Djamila Sahraoui. Com Fettouma Boumari, Rachida Brakni, Zahir Bouzrar. Drama em Cores. Duração 94'. Classificação etária 14 anos.
Amel é médica de emergência num hospital na Argélia.Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir a sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.

A Esquiva
L'Esquive (França, 2004).
De Abdelattif Kechiche. Com Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier. Comédia dramatica em Cores. Duração 117'. Classificação etária 12 anos.
Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". É Lydia, embalada por Marivaux e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de "Krimo", no auge de seus 15 anos, é arriado pela sua colega de sala. Ele que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas em companhia de sua galera, descobre repentinamente o amor. Mas Krimo não é do gênero expansivo além de ter que manter a fachada.Então como se declarar à garota sem perder a pose? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim. O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se verdadeira odisséia para Krimo, apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades não se metam em seu caminho?

7 anos (França, 2007).
De Jean-Pascal Hattu. Com Bruno Todeschini, Valérie Donzelli. Drama em Cores. Duração 86'. Classificação etária 14 anos.
Maïté é casada com Vincent que acaba de ser condenado a 7 anos de prisão. O falatório agora é seu único espaço de intimidade. Duas vezes por semana, ela pega a roupa suja, lava, passa e traz de volta. Um ritual que executa com afinco e precisão. Um dia, um desconhecido a encontra ao sair da prisão. Ele se chama Jean, e a seduz. Ele se torna seu amante, mas ela não o deixará entrar em casa. Um dia, ela descobre que Jean é guarda na prisão e que Vincent é seu protegido. Entre a vontade e a culpa, entre o prazer e o dever, ela se sente aprisionada em um jogo a três do qual ninguém conhece as regras...

O Desafio de Jean de La Fontaine - Le Défi (França, 2006).
De Daniel Vigne. Com Philippe Torreton, Sara Forestier. Drama histórico em Cores. Duração 100'. Classificação etária Livre.
Paris ecoa de mil ruídos nesta manhã de 5 de setembro do 1661: Fouquet, poderoso conselheiro do rei, foi preso por ordem de Colbert. O jovem Louis XIV torna-se único chefe. Enquanto outros artistas, negando seus mecenas, correm para servir o rei todo poderoso, um homem levanta a voz para apoiar o superintendente que foi demitido: é o poeta Jean de la Fontaine. Colbert jura então fazer calar o rebelde, único artista do reino que ousa colocar sua arte acima do rei. Mas La Fontaine, mesmo na miséria, não desdirá suas convicções. Sem dinheiro, ele resiste, brinca, observa, escreve as Fábulas, panfletos assassinos contra o regime despótico. La Fontaine / Colbert : é o combate da arte e do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário