sábado, 28 de maio de 2011

Grupo Interartes

O Programa de Pesquisa Interartes tem como ponto de partida e de inflexão o desejo de estabelecer um novo meio e um novo modo de relacionamento acadêmico, envolvendo ensino, pesquisa, extensão, co-produção, pós-produção e interação.

O Programa tem como alvo mais abrangente a atuação em diferentes grupos de trabalho, como:


- Estudos de SCINESTESIA.



- Teoria, História e Historiografia da Arte e Interartes, Intermídias e Estudos de Performance.


-Teoria da Arte, Estética e Psicanálise. Relações Arte e clínica. Clínica do sensível, clínica utópica e clinica do devir. Estudos de memória: interfaces arte, história e psicanálise. Semiótica dos afetos.


-História da Música, Musicologia e Interartes. Música-dança, Música-teatro, Música-artes visuais. Imagem e som. Paradigma audiovisual. Instalação sonora.


- Estudos Audiovisuais e intermídias. Pintura, fotografia, cinema, vídeo, filme, paradigma audiovisual. Videoarte, videodança, videoperformance. Documental e ficcional. Audiovisual e memória.


-Estudos de Performance e História do Corpo. Performance, performance art, body art e embodied experience (embodiment). Escrituras do corpo, palavra performance, corpo e oralidade.


-Biografias, auto-biografias, etnografias, auto-etnografias nas artes contemporâneas. História biográfica e estudos de processos de criação. VIDOBRAS.


-Paisagem, Imersão e Arquitetura. Estudos de topologia, espaço, lugar, território, habitabilidade, memória. Artes espaciais e história. Arquiteturas performáticas. Habitar enquanto performance. SCINESTESIAS na vida cotidiana.Corpo e espaço. Cinema e arquitetura.


O Grupo Interartes possui parceiros nas cidades de Bauru - UNESP, BAURU, CURSO DE ARTES - e na cidade de Porto Alegre - Geperformance de Porto Alegre, Grupo MEME. Também integra o ENGRUPE, grupo que reúne grupos de pesquisa em dança no Brasil.

No momento em que se encontra, o projeto interartes se ramifica e ganha dimensões e presença nas atividades cotidianas, pulsando e recodificando suas armações e armadilhas, suas seduções, mas também a lógica do desejo. Assim, vamos conhecer os vários trajetos em abertura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário